Apresentação da Lara
Nosso CEO, Marco Trombetti, apresentou a Lara, o resultado de mais de 15 anos de pesquisa em tradução automática. Em 2011, fomos pioneiros na TA adaptativa. Desde 2017, alimentamos nosso sistema de tradução automática neural com o modelo Transformer, inicialmente criado para tradução e que, posteriormente, se tornou essencial para a IA generativa. Com o aumento da popularidade dos grandes modelos de linguagem após o lançamento do ChatGPT, muitos ficaram impressionados com sua fluência e habilidade de lidar com contextos extensos, mas também se frustraram com a falta de precisão. Já estávamos trabalhando incansavelmente para combinar o poder dos grandes modelos de linguagem com a precisão da tradução automática. Hoje, temos o orgulho de ter alcançado o marco de unir essas duas forças com a Lara, a melhor IA de tradução do mundo.
A Lara redefine a tradução automática. Ela explica suas escolhas, usando compreensão contextual e raciocínio para oferecer traduções profissionais e confiáveis. Ela é treinada no maior e mais completo conjunto de dados de traduções do mundo real, disponível globalmente. A Lara foi treinada na plataforma de IA da NVIDIA, usando 1,2 milhões de horas de GPU, graças à nossa colaboração de longo prazo com a empresa.
Com a Lara, as empresas podem realizar projetos de localização antes inimagináveis. Os tradutores e criadores multilíngues contarão com a Lara em seu trabalho diário, alcançando novos níveis de produtividade e precisão.
A taxa de erro da Lara é de apenas 2,4 por cada mil palavras. Em 2025, nosso objetivo é ampliar ainda mais o planejamento, usando 20 milhões de horas de GPU para explorar com mais profundidade a singularidade dos idiomas.